Cidade de Chamusca

Ver PDF | Ver Impressão
por: Maisportugal Total leituras: 238 Nº de Palavras: 371 Data: Fri, 2 Jul 2010 Hora: 3:45 AM 0 comentários

A Chamusca é uma bonita Vila Portuguesa, sede de concelho, no coração do Ribatejo, onde o Rio Tejo impera e caracteriza. Em 1449, sob regência de D. Afonso V, as terras de Chamusca e Ulme são doadas a D. Ruy Gomes da Silva, que por essa ocasião aqui fixa a sua residência. A Chamusca, era inicialmente integrada no termo de Santarém, sendo mais tarde elevada a vila e sede de concelho, juntamente com Ulme, por alvará de 1561, na regência de D. Catarina. Saiba mais sobre a história da cidade.

Turismo

O rio Tejo domina o Ribatejo e a sua presença determina e condiciona a vida rural da região, embora as frequentes cheias causem grandes prejuízos. É o que acontece também no concelho de Chamusca, onde dos miradouros da Senhora do Pranto e do Senhor do Bonfim se desfruta de belos panoramas, inigualáveis quando o Tejo transborda das margens e inunda a vasta planície. Na Chamusca, vale a pena visitar a Igreja de São Brás, com um portal manuelino e azulejos do século XVII. A capela de Nossa Senhora do Pranto é preciosa devido à talha dourada dos dois altares e, especialmente, aos azulejos dos séculos XVII e XVIII. Saiba um pouco mais sobre o turismo de Chamusca.

Património

Em Chamusca pode visitar-se a Igreja da Misericórdia, Ermida do Senhor do Bonfim, Ermida Nossa Senhora do Pranto, Igreja de Nª Srª da Piedade e Sete Dores, Coreto da Chamusca, Casa Rural Tradicional, Fontes, Fontenários e Chafarizes Municipais, Ponte da Chamusca, Miradouro do Almourol, Miradouro da Chã D. Bento, Igreja Matriz de São Brás, Igreja de São Pedro, Igreja dos Terceiros de São Francisco, Igreja de Nossa Senhora da Piedade e das Sete Dores, Paços do Concelho, Praça de Touros, Chafariz de São Pedro. Saiba mais sobre o Património da cidade.

Sobre o Autor

O MaisPortugal é um portal com vários canais de informação:

O MaisPortugal nasceu em Setembro de 2007, fruto da ideia de lançar uma forma inovadora e diferente de salientar todo o potencial que o nosso país possui.
O MaisPortugal oferece uma vasta rede de portais, independentes mas interligados entre si, num total de 278 portais, relativos às 278 cidades de Portugal Continental. A sua filosofia centra-se num único mote: Um Portal, Uma cidade.

Chamusca história da cidade turismo de Chamusca Património da cidade




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment