CIDADE DE MATOSINHOS

Ver PDF | Ver Impressão
por: Maisportugal Total leituras: 168 Nº de Palavras: 383 Data: Thu, 17 Jun 2010 Hora: 5:59 AM 0 comentários

Paredes meias com o Porto, Matosinhos goza, apesar do porto industrial e da densa urbanização da zona, de merecida fama pela sua gastronomia baseada em produtos do mar, e o litoral de pequenas praias, rodeadas de rochedos que resistem ao oceano, é igualmente muito procurado. Durante toda a sua história, Matosinhos esteve ligado ao mosteiro de Bouças, que será bastante antigo, sendo a sua construção anterior a 944. No ano de 900 já existia uma pequena povoação com o nome de Matesinus que em 1258 se chamaria Matusiny, um lugar da freguesia de Sandim. D. Manuel I concedeu-lhe foral em 30 de Setembro de 1514 e passou a pertencer ao concelho de Bouças em 1833, tendo como sede a vila de Bouças, até 1836 designada Senhora da Hora. Até ao liberalismo constituía o Julgado de Bouças. Saiba mais sobre a história da cidade.

Turismo

A cidade de Matosinhos está situada nas margens esquerda e direita do Rio Leça, à beira mar e a 8 km do centro do Porto. Segundo rezam os cronistas, já no séc. XI existia uma modesta povoação designada por “Matesinus”. Em 1514 foi-lhe concedido foral por D. Manuel I, o “Venturoso”, e foi elevada à categoria de Vila por deliberação de D. Maria I em 1583. Matosinhos foi elevada a cidade em 28 de Junho de 1984. Saiba um pouco mais sobre o turismo de Matosinhos.

Património

Matosinhos orgulhase do seu basto patrimonio composto or diversos monumentos como é o caso do Castro de Guifões Castro de Guifões, Obelisco da Praia da Memória Obelisco da Praia da Memória, Quinta da Conceição Quinta da Conceição, Casa de Santiago Casa de Santiago, Senhor do Padrão Senhor do Padrão, Tanques Romanos de Angeiras e Villa do Fontão, Homem da Maça Homem da Maça, Quinta de Santa Cruz do Bispo, Pontes Históricas entre muitos outros. Saiba mais sobre o Património da cidade.

Sobre o Autor

Informações Gerais: info@guimaweb.pt
Suporte Técnico: suporte@guimaweb.pt
Financeiro: contabilidade@guimaweb.pt
Marketing / Publicidade: comercial@guimaweb.pt

Matosinhos história da cidade turismo de Matosinhos   Património da cidade.




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment