Como posso evitar quedas?

Ver PDF | Ver Impressão
por: TKencasa Total leituras: 127 Nº de Palavras: 544 Data: Fri, 25 Jul 2014 Hora: 10:22 AM 0 comentários

Na Alemanha, todos os anos contam-se cerca de cinco milhões de quedas de pessoas idosas, muitas vezes com consequências graves: cerca de 120.000 pessoas sofrem todos os anos fraturas da anca. Medidas preventivas podem reduzir a quantidade de quedas e os riscos que lhe estão associados.

As causas para as quedas são múltiplas. Doenças e aspetos gerais de saúde podem desencadear as mesmas. Estre elas: perturbações circulatórias, artrose, defeitos visuais como as cataratas, pressão arterial baixa ou rápida queda da mesma, doenças do sistema nervoso, como Alzheimer, Parkinson, um acidente vascular cerebral ou epilepsia, problemas de equilíbrio, diminuição da audição, osteoporose e arritmias cardíacas.

Também a toma de determinados medicamentos pode aumentar o perigo de queda. Tais como, soporíferos e calmantes, psicofármacos e preparados contra a hipertensão. Sobretudo em pessoas mais velhas estes medicamentos devem, por isso, ser cuidadosamente selecionados e doseados.

http://www.encasa-experts.com/pt/a-vida-na-terceira-idade/

A queda enquanto começo de um círculo vicioso

Após uma queda, muitas pessoas idosas caem nas malhas de um circulo vicioso: por terem medo de cair novamente, retraem-se. A liberdade de movimentos é limitada, a força muscular e a coordenação diminuem. Devido à pouca força muscular, o perigo de queda é ainda maior. Para não chegar a tanto, algumas medidas podem produzir o perigo de uma nova queda. Importante é também que os doentes se sintam novamente bem na sua própria casa.

Prevenção de quedas

Não é inteiramente possível evitar as quedas. Porém, podem-se fazer algumas coisas para reduzir o risco.

Se necessário, suba a altura da sanita.

Utilize tapetes antiderrapantes na banheira ou no chuveiro, além de pegas na casa de banho.

Instale uma cadeira elevatória se tiver dificuldades em subir e descer as escadas. Se ainda se sentir bem fisicamente, pode fixar corrimões e balaustradas nas suas escadas.

Certifique-se de que tem iluminação suficiente e sem encadeamento em toda a casa.

Coloque sensores de movimento para a luz das escadas e entre o quarto e a casa de banho

Livre-se de obstáculos, como cabos soltos, tapetes, soleiras de portas e cantos bicudos.

Ajuste a altura da sua cama de forma a poder deitar-se e levantar-se sem perigo.

Trajetos usados com frequência dentro de casa devem ter o mínimo de obstáculos possíveis. Se necessário, reorganize os seus móveis.

se cair. Calções com proteções de anca podem amortecer a sua queda.

Faça desporto enquanto conseguir. Um treino regular ajuda a manter e desenvolver os músculos

Sobre o Autor










Saúde na Terceira Idade -  Melhorar a qualidade de vida do Idoso - Encasa Experts
Conselhos para melhorar a qualidade de vida do idoso. Como viver autonomamente com alzheimer, evitar quedas, osteoporose, parkinson, reumatismo, e mais informações úteis para a terceira idade.




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment