Canal limpo, praia limpa
Ver PDF | Ver Impressão
por: ricardoluan
Total leituras: 259
Nº de Palavras: 620
Data: Fri, 4 May 2012 Hora: 9:28 AM
0 comentários
Principal via de escoamento das cidades litorâneas, os canais causam ao poder público dessas localidades uma grande preocupação: seu entupimento e poluição da água do mar, deixando-a imprópria para o uso.
Ainda bem, já há alternativas. Uma delas é um sistema de barreiras, feito a partir de garrafas pets, utilizadas para conter os resíduos sólidos descartados de forma irregular nos canais. Dessa maneira, elas impedem que esses materiais cheguem às praias e às admissões de água, que captam as águas pluviais e levam para tratamento nas estações especializadas.
Mas por que os resíduos vão para os canais?
Normalmente, os resíduos, que chegam aos canais são descartados de forma inadequada nas ruas das cidades e levados ao sistema, principalmente, pela galeria de águas pluviais.
Em dias de chuvas, uma grande quantidade de materiais descartados nas ruas é carregada e pode chegar às praias. Por isso, é preciso impedir que esse lixo permaneça no meio ambiente.
Empresa Especializada: http://www.sampexdesentupidora.com.br/limpeza-de-fossa/
O que são os canais das praias?
Os canais das cidades litorâneas servem para drenar as águas pluviais e de lençol freático da cidade. Porém, muitas vezes, são utilizados como esgoto.
Para evitar que haja esgoto nesses equipamentos, alguns locais realizam os chamados testes de fumaça, corante e ainda fazem o monitoramento por câmeras das redes. Isso impede ligações irregulares.
Em locais com cobertura de saneamento, a poluição causada por resíduos descartados de forma irregular nas ruas é a principal fonte de contaminação de mares e rios. Um problemão! Por exemplo: as fezes de um cachorro são três vezes mais contaminantes do que fezes humanas. Exatamente por isso é importante recolher as fezes dos animais e descartar no vaso sanitário.
Viu, só? Basta seguir noções básicas de higiene, que a praia voltará a ser um local limpo e seguro para toda a família.
Sobre o Autor
Pontuação: Não pontuado ainda
Comments
No comments posted.
Comments are closed.