O planejamento e o sucesso dos negócios

Ver PDF | Ver Impressão
por: vinibr Total leituras: 198 Nº de Palavras: 3599 Data: Mon, 13 Aug 2012 Hora: 6:17 PM 0 comentários

O mundo dos negócios já não pode mais ser habitado por pessoas despreparadas, principalmente por aquelas que não fazem um estudo aprofundado para saber em que ramo quer seguir e qual a expectativa dos consumidores quanto a seus produtos. Atualmente o que sai a frente é o profissional meticuloso, que pensa em cada passo que vai dar e elabora m um plano de negócios.

Para que seja um plano de negócio adequado, é preciso se pensar no que seria de fato este plano e ainda como deve ser idealizado.

Definição de um plano de negócios

Um plano de negócios é um mecanismo que lhe permite observar a real situação do mercado frente ao produto que você tenciona negociar, seja serviço, alimento, vestuário e ainda outros. Ele serve como um planejamento, mas que deve ser seguido à risca por quem pretender montar um novo negócio e ainda pode ser usado por quem já tem um negócio, mas não anda bem das pernas.

O documento é elaborado em papel e se for feito como deve ser, o mais completo possível, terá um diagnostico completo do seu empreendimento, cada passo que deve ser dado e como aumentar as chances de sucesso do seu negocio, já que pelos números você sabe onde estão os problemas.

Quando usar um plano de negócios

O plano de negócios deve ser usado pelo empreendedor da mesma maneira que um navegador usa suas cartas náuticas para chegar até seu destino, por isso, tem de ser levado a sério, já que a máxima popular é válida: dinheiro não aceita desaforo.

Ele servirá para norteá-lo na busca por informações que façam diferença em seu negócio, como quais produtos e serviços você deve investir, de acordo com seu perfil e sua experiência, quais serão seus possíveis clientes, fornecedores e concorrentes.

Além disso, você será bem informado quanto aos pontos fracos e fortes de seu futuro negócio, e antes de iniciar qualquer procedimento, vai saber de antemão se suas idéias são viáveis e a expectativa de sucesso do seu empreendimento.

Depois de feito seu plano de negócios, você terá a resposta para a pergunta mais difícil do empreendedor: meu negócio valerá à pena?

Como elaborar um plano de negócios

Para iniciar seu plano de negócio você vai precisar de tempo, persistência, pesquisa, comprometimento e muito, muito trabalho. Se estiver preparado, siga nossas dicas e vamos em frente!

Para elaborar seu plano de negócio primeiro escolha um setor do mercado que tenha interesse e busque diversas informações sobre ele, suponhamos que você tenha escolhido gêneros alimentícios.

Então você deve pesquisar sobre os alimentos que serão comercializados, em quais lugares é cultivado, qual o custo de cada um, além disso, deve estar habituado a tudo que se passa, em sua loja, seja restaurante, fast-food, lanchonente, padaria. Deve saber como tudo funciona, desde o cultivo dos alimentos empregados, até os produtos usados na limpeza do chão.

Estas informações podem ser obtidas através da internet, pesquisa de campo, diretamente nos locais, em cursos, feiras e ainda em associações pertinentes.

Todos os dados obtidos podem ser lançados diretamente em um arquivo de computador, para que não se perca e você não tenha que fazer tudo novamente.

Os principais pontos a terem atenção redobrada no plano de negócios são:

- os dados do empreendedor,

- experiência profissional e outras atribuições,

- setores que pretendem criar a atividade,

- obrigação da empresa,

- formato jurídico a ser empregado,

- capital a ser usado,

- fontes de recurso a serem empregadas.

Seguindo essas dicas, certamente seu negócio terá maiores chances de sucesso. Boa sorte!

Sobre o Autor

Vinicius Gonçalves é fundador do site http://www.novonegocio.com.br onde escreve diversos artigos sobre empreendedorismo e negócios.

Para buscar mais informações sobre planejamento de novos negócios outra boa fonte o site da wikipedia.

 




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment