O que são as cáries e como se formam?

Ver PDF | Ver Impressão
por: mijarela Total leituras: 253 Nº de Palavras: 587 Data: Mon, 14 Nov 2011 Hora: 9:53 AM 0 comentários

 

A Cárie dentária é um processo destrutivo que ataca os tecidos duros dos dente. A sua formação é devido à ação de ácidos produzidos pela placa bacteriana que metabolizam os açúcares da dieta.

uma consulta no dentista periodicamente evita o aparecimento deste tipo de doença dos dentes 

Para ser capaz de desenvolver cárie requer a presença contemporânea de três fatores: um hospedeiro susceptível, dieta rica em açúcares e bactérias com actividade careogénica .

Hospedeiro suscetível

As características estruturais dos dentes afetam significativamente a possibilidade de formação de cáries, por exemplo, se o dente tem sulcos muito fortes e cheios de formas terá uma maior retenção de resíduos alimentares e bactérias (placa bacteriana), que é o gatilho para a cárie.

Outra condição que favorece o acúmulo de placa removível é difícil apinhamento dentário, porque há áreas de sobreposição e recantos onde as cerdas não alcançam de forma eficaz. Existem também algumas condições fisiológicas que determinam a predisposição para a cárie dentária, como durante a gravidez e lactação não são alterações hormonais que causam inchaço nos tecidos e alteram a qualidade da saliva, tornando-o mais viscoso, aumentando a aderência da bactérias ao dente.

Dieta rica em açúcares

Açúcares são um elemento essencial na formação da cárie, são metabolizados pelas bactérias da placa certa e transformado em ácidos que causam a desmineralização do dente e formação de cárie.

Bactérias cariogênicas

As principais bactérias responsáveis ​​pela cárie dentária é Streptococcus mutans e Lactobacillus, em especial a primeira tem a capacidade de aderir à superfície do esmalte e para produzir uma rede de polissacarídeos em que outros microrganismos aderem e, portanto, organiza uma filme (biofilme) chamados de placas.

Pela sua parte o Lactobacillus tem um papel diferente, porque tem uma grande capacidade de adesão, mas é basicamente responsável por metabolizar os açúcares e, portanto, o principal produtor de ácidos que atacam o esmalte do dente.

Investigadores dos EUA confirmam que uma dieta rica em ômega-3 ácidos graxos, contendo óleo de peixe, óleos de peixe, marisco, vegetais de folhas verdes com eficiência evitar a periodontite, uma doença que causa inflamação das gengivas, perda óssea alveolar e até mesmo perda do dente.

 

Sobre o Autor

Clinica dentária




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment