Como a Psicologia do Desenvolvimento Humano Pode Ser Aplicada a Nossa Vida

Ver PDF | Ver Impressão
por: Mario Henrique Total leituras: 153 Nº de Palavras: 586 Data: Thu, 13 Jun 2013 Hora: 1:38 PM 0 comentários

Jean Piaget, um psicólogo suíço, desenvolveu um trabalho interessantíssimo e relevante sobre as transformações pelas quais um ser humano passa durante as suas fases de vida. Segundo ele, todos nós passamos por distintas fases onde encontramos alguns aspectos peculiares de cada uma, forçando-nos a tomar uma posição que espelhe cada período que por nós é vivenciado. Piaget nos entrega a psicologia do desenvolvimento humano, um desenvolvimento pelo qual todos nós passamos, sem sombra de dúvida, uns numa escala bem menor do que o outro, não obstante, passa longe de ser algo recluso a alguma classe ou tipo de pessoa.

Este estudo proposto pelo suíço visa à interiorização do ser humano, fazendo com que ele identifique os aspectos elementares de cada período de sua vida, de modo com que ele aproveite cada época para retirar lições, exemplos e ingredientes para aprimorar suas habilidades que lhe vão ser úteis em tantas áreas de sua vida, tanto pelo lado emocional quanto pelo lado profissional. Afinal, o profissionalismo depende muito do bom estado emocional que precisa estar vigente dentro do indivíduo.

A psicologia do desenvolvimento humano traz uma compreensão necessária para qualquer profissional, criando em suas atitudes a demonstração de uma autoestima e motivação sempre latentes, oferecendo o melhor de cada profissional para o trabalho que lhe foi proposto. Pois é natural encontrarmos em muitos indivíduos a falta de estímulo para com o seu trabalho, não apresentando um desempenho satisfatório.

Em muitas destas ocasiões, o desempenho obtido no trabalho nada mais é do que o reflexo de sua vida emocional e pessoal. Com este estudo proposto por Piaget, áreas tão importantes para a vida de um ser humano, como a autoestima e motivação, são tratadas intimamente, trazendo alguns aspectos importantíssimos para a identificação do que torna uma pessoa desmotivada, fazendo com que cada problema, situação ou qualquer outro incidente existente na vida de alguém venha a tona para o indivíduo, e que com isso tais problemas sejam tratados e consequentemente neutralizados.

Uma vez que não há problema pessoal ou emocional que perdure com a introspecção voluntária e focada em fazer de si mesmo uma pessoa melhor.

Sobre o Autor

Mario Henrique, Paulista gosta de escrever sobre tudo na internet.




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment