Ao Sabor da Corrente - O Reverso da Medalha

Ver PDF | Ver Impressão
por: Zoomarine Total leituras: 253 Nº de Palavras: 227 Data: Fri, 16 Sep 2011 Hora: 4:49 AM 0 comentários

Na natureza são muitos os exemplos de estratégias utilizadas pelas espécies para dissuadir ou eludir potenciais predadores. No caso de lagartas da borboleta-branca-da-couve (Pieris brassicae), a estratégia utilizada para dissuadir os seus predadores apresenta sérios custos para a sua própria sobrevivência.

Esta espécies é conhecida por regurgitar couve semi-digerida, que liberta um odor desagradável que, por sua vez, repele os seus predadores. Apesar de muitas vezes conseguirem escapar aos predadores, cerca de 40% das larvas que utilizam esta técnica acabam por morrer antes de chegarem à fase de borboleta... e as que chegam, acabam por produzir metade da descendência. 

A equipa de investigadores britânicos que conduziu este estudo não conseguiu estabelecer todas as relações que levam a este tipo de comportamento, mas ficou reforçado que a presença de predadores  pode ser de extrema importância para o controlo de pragas em área de agrícolas.

Encontre mais artigos no Blog Educacional do Zoomarine.

Sobre o Autor

O Departamento Educacional do Zoomarine actualiza regularmente os conteúdos presentes no Blog sobre as mais diversas áreas da ciência e inovação, promovendo a partilha de conhecimento.




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment