Telefônica compra empresa brasileira de saúde online

Ver PDF | Ver Impressão
por: Revista Cobertura Total leituras: 109 Nº de Palavras: 2518 Data: Thu, 14 Feb 2013 Hora: 12:31 PM 0 comentários

A Telefônica Digital, divisão de negócios da operadora Telefônica/Vivo, anunciou ontem a compra da brasileira Axismed, líder na gestão de pacientes crônicos no País. A aquisição faz parte da estratégia da Telefônica Digital de investir no e-health (termo usado para definir o emprego de equipamentos conectados à internet com a finalidade de acompanhar a saúde pessoal).

Hoje, a Axismed atende cerca de 180 mil pacientes com doenças crônicas, aquelas que se manifestam ao longo da vida e têm de ser acompanhadas de perto, como diabetes, hipertensão e bronquite. Esse atendimento, feito atualmente apenas por meio de visitas presenciais ou telefonemas, é o que deve mudar num futuro próximo.

Durante este ano, a Telefônica Digital fará um teste no País com aparelhos a serem instalados na casa do paciente que enviarão informações ao médico. O diretor global de e-health da Telefônica Digital, José Perdomo, explica que um glicosímetro (que mede a glicose da corrente sanguínea) pode, por exemplo, transmitir a medida a um tablet que fica na casa do paciente. No caso de um nível perigoso, o aparelho enviaria um alarme à equipe da Axismed, que é composta por médicos, enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais da saúde. "Dessa forma, o problema é controlado e a pessoa não tem de ir ao pronto-socorro", diz. A mesma lógica se aplicaria a outros tipo de aparelho, como medidores de pressão ou de oxigênio.

Esse contato eletrônico com a equipe de saúde também pode ser especialmente útil no caso de pacientes com hipertensão, segundo Fabio Abreu, presidente da Axismed. "Em geral, são pessoas que precisam de certos lembretes: medir pressão, ingerir menos sal, fazer dieta balanceada, tomar remédio, fazer atividade física." E essa tarefa, segundo ele, pode ser passada a um aplicativo instalado num smartphone. Caberia ao hipertenso a disciplina de registrar os dados, diariamente, no aplicativo. O médico, dessa forma, já receberia um relatório da situação do paciente, evitando uma consulta.

Espanha. A compra da Axismed ocorre depois de a Telefônica Digital na Espanha obter bons resultados em um projeto de e-health em Barcelona. Durante seis meses, no ano passado, a empresa testou a eficácia de serviços de monitoramento remoto em 200 pacientes com doença crônica do Hospital del Mar. Verificou-se nesse período uma redução de 34% na taxa de mortalidade e de 45,2% na taxa de reingresso. Além disso, houve uma queda de 68% nos gastos.

O segmento de e-health já foi detectado praticamente por todas as operadoras de telefonia como um filão interessante, segundo Perdomo. "Mas não conheço ninguém que tenha dado um passo como o nosso."

Revista Cobertura, a Nº1 em segmentos no Mercado de Seguros no Brasil. Acesse o site e fique por dentro!

 

Sobre o Autor

A Cobertura Editora e a marca Cobertura estão no mercado há dezenove anos, tendo iniciado sua trajetória em 1991 com o lançamento do Jornal Cobertura. Hoje, a Revista Cobertura - Mercado de Seguros é uma referência em termos de publicação especializada. Seus 15 mil exemplares mensais circulam nacionalmente e são dirigidos aos principais executivos de seguradoras, corretoras de seguros e de empresas de prestação de serviços.




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment