Você sabe quais são os seus direitos civis

Ver PDF | Ver Impressão
por: sayurimatsuo Total leituras: 128 Nº de Palavras: 505 Data: Thu, 13 Dec 2012 Hora: 10:52 AM 0 comentários

 

direito civilDe acordo com a nossa Constituição Federal, todo cidadão tem direito a cidadania. Associada a vida em sociedade, a cidadania é um termo bastante discutido nos tempos atuais. A origem desta terminologia esta ligada ao desenvolvimento das póleis das cidades gregas, por volta de VII e VII a.C. Desde então a cidadania passou a ser referenciada em estudos e projetos que dão enfoque a politica e também as próprias condições para sua execução, seja nas sociedades antigas ou modernas. Todavia, há de se lembrar que as mudanças na economia e em sua estrutura, coincidiram para que o conceito evoluísse.

Ao longo dos tempos o conceito de cidadania passou então a ser utilizado em outros campos que não fosse à politica. A compreensão acerca da cidadania está agora intimamente ligada ao direito civil e social, assim a cidadania passou a ser situada no campo jurídico e moral. 

Temos atualmente uma variedade de atitudes e situações que caracterizam de fato a prática da cidadania. Logo, passamos a tender que cidadão é aquele que atua em prol do bem social, mas que a cidadania está na garantia do direito civil básico como alimentação, estudo, moradia, lazer, dentre outros. Em virtude disto a cidadania passou então a ser o relacionamento entre a sociedade politica e aqueles que a compõe. O que vemos é que a cidadania parece se dividir em categorias bem distintas, buscando demonstrar o desenvolvimento da desigualdade entre elas. 

Além da cidadania, muitos outros são os direitos civis, entretanto, boa parte da população não os compreende e nem ao menos os conhecem. De forma geral, o direito civil trata da liberdade individual de cada sujeito, como por exemplo, o direito a liberdade de expressão, o direito de ir e vir, a igualdade diante da lei, o direito de não ter seu lar violado, de não ser julgado em um processo que não esteja devidamente regular dentre outros. Nossa Constituição Federal apresenta diversos direitos e distingue cada um deles.

É de extrema importância que todos os cidadãos conheçam e façam uso dos seus direitos, visto que tal fato consequentemente resulta em um país mais justo e com menos desigualdade. 


 

Sobre o Autor

Estudante de direito, apaixonada pela profissão e que sonha um dia trabalhar com os advogados mais bem conceituados.




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment