Artigos sobre Educação

241: A CIÊNCIA LOGOSÓFICA
Os conhecimentos superiores ou transcendentes são imprescindíveis para a superação do ser humano nos aspectos psicológicos e espirituais. A partir destes conhecimentos vamos conhecendo os grandes objetivos da vida.
O homem somente começa a evoluir conscientemente, quando começa a pensar por si mesmo, fazendo uso da função de pensar e deixando de atuar em conformidade com o que os demais lhe inculcam, incluindo as crenças de um modo geral, as correntes fílosóficas, espiritualistas e políticas.
Existe a doença do vazio, que leva o ser a uma insatisfação permanente, por falta de elementos internos que atendam à verdadeira finalidade da vida.



242: A Influência Dos Pensamentos Sobre a Vida do Ser Humano
Diferença entre um conceito estático e um dinâmico.
Os pensamentos são os agentes causais do comportamento humano.
É uma entidade autônoma que se procria e adquire vida na mente humana, cujo desconhecimento por parte do homem pode manobrá-lo, em vez de servir-lhe na sua superação e evolução.
É imprescindivel conhecermos os pensamentos, as deficiências psicológicas, as crenças e os preconceitos que estão armazenados em nossa mente, para que possamos tomar contato com a nossa realidade interna, que seria o principio do conhecimento de nós mesmos.
A prática da disciplina mental contribui para um melhor aproveitamento das energias internas. para maior capacidade intelectual e economia de tempo.

243: Os Grandes Objectivos da Vida
Os maiores objetivos da vida.
As crenças, os preconceitos e as deficiências psicológicas limitam a vida e paralisam a nobre função de pensar.
Objetivos dos conhecimentos transcendentes: proporcionar ao ser humano o conhecimento de si mesmo, do mundo mental que o rodeia e influi em sua vida, das Leis Universais, que representam a vontade do Criador, do próprio espítrito.
Pela primeira vez na História do ser humano foi instituído o processo de evolução consciente.
O homem toma contado com as Leis Universais por meio da consciência.
O ser humano somente começa a se interessar pelos aspectos transcendentes da vida com o despertar da conciência.

244: A Influência das Leis Universais sobre a vida
Nas Leis Universais está plasmada a vontade do Criador.
Elas sansionam os que a desacatam e amparam os que cumprem os seus mandatos.
O homem somente pode tomar contato com as leis supremas através da consciência
Pela primeira vez na História da Humanidade se realiza o processo de evolução consciente.
A Logosofia possibilita ao ser humano ajustar sua vida à realidade e ao conhecimento de si mesmo.
O método de ensino e aprendizagem instituído pela Logosofia, já vem sendo aplicado com excelentes resultados nas Instituições Logosóficas.

245: REFLEXÕES SOBRE A VIDA
O processo de evolução consciente, instituído pela Logosofia, conduz o ser humano ao conhecimento de si mesmo, que é o ponto de partida para a superação e evolução consciente.
As crenças, de um modo geral, travam as faculdades do sistema mental, principalmente a função de pensar.
A importãncia do despertar da consciência para a evolução.
Ao ampliarmos a nossa vida na vida dos demais, estamos nos constituindo em verdadeiros servidores da humanidade.
Os conhecimentos comuns são fundamentais para a vida do ser humano, mas atendem apenas a parte física ou material, enquanto que os transcendentes atendem vida interna, espiritual;

246: Algumas Formas de Diretrizes no Direito Brasileiro
Aqui Não há legislação entre nós. Em "Críticas ao Anteprojeto do Código Civil", RIAB, n. 20, p. 72, averba-o o eminente Prof. Caio Mário da Silva Pereira de, indesculpavelmente, omisso quanto à matéria. São palavras suas: "O Anteprojeto não toma conhecimento da inseminação artificial como técnica científica e não natural de procriação, a gerar um sem número de perguntas ao direito civil, no tocante à legitimidade do filho, à injúria de um a outro cônjuge, quando efetuada na incidência do marido ou na surpresa da mulher. O fato existe, o fenômeno biológico da concepção artificial ocorre sob nossos olhos, e o Anteprojeto soberanamente o despreza". Continua: "E não lhe faltaria exemplo legislativo, pois que o Código Português de 1967, posto que sucintamente, o menciona".


Página 25 de 25
[1]   [2]   [3]   [4]   [5]   [6]   [7]   [8]   [9]   [10]   [11]   [12]   [13]   [14]   [15]   [16]   [17]   [18]   [19]   [20]   [21]   [22]   [23]   [24]   [25]