Coaching para Comunicação

Ver PDF | Ver Impressão
por: Mario Henrique Total leituras: 201 Nº de Palavras: 758 Data: Fri, 17 May 2013 Hora: 3:52 PM 0 comentários

 

 

Falar bem em público nem sempre é uma tarefa fácil, pois exige muito de quem transmitirá a mensagem, a começar pela preparação da mesma. O orador deve saber exatamente o que falará e dominar o assunto que estará em pauta, facilitando assim o bom entendimento do público.

Separamos algumas dicas que podem ser seguidas para auxiliar na hora que se está em frente à plateia. São elas:

1.    Planeje: Monte um roteiro, o que deve ser falado e em que momento, e tudo o que você pretende fazer por lá. Prepare-se, treinando cada fala.

2.    Fale corretamente: Busque não falar gírias e também procure acertar na gramática, usando uma linguagem, formal e correta.

3.    Crie uma sequência: Faça a plateia acompanhar o raciocínio da palestra. Escreva sua abordagem temática lembrando-se sempre de fazer a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

4.    Identifique seu público: Descubra quem serão seus ouvintes, do que eles gostam e quais são suas características, assim ficará mais fácil fazer uma abordagem assertiva.

5.    Tenha uma boa postura: A forma como se apresenta também conta para que a plateia seja receptiva à sua mensagem. Então é importante saber usar a linguagem não-verbal, manter o campo de visão aberto, olhando em todas as direções e claro, tomar cuidado com os gestos.

6.    Utilize recursos visuais: Servem de grande apoio para o público, e ajudam a destacar aquelas informações mais relevantes e importantes de sua apresentação, além de auxiliar a plateia no acompanhamento do raciocínio.

Como vimos é essencial dominar os recursos de comunicação, tanto no que tange a linguagem verbal como a não-verbal. Tom de voz, gestos, postura domínio do assunto, tudo isso faz parte de um conjunto de ações que nos ajudam na compreensão da mensagem que desejamos transmitir.

 

 

Assim, o Coaching, uma metodologia única e extraordinária de desenvolvimento de habilidades e capacidades, apoia no aprimoramento da comunicação, para que esta seja mais assertiva.

Isto é essencial tanto nos aspectos pessoal quanto profissional. Deste modo, aproveitar os vários benefícios do coaching será realmente fantástico na melhoria da forma de comunicar-se em todos os campos da sua vida.

 Fique atento as dicas e boa sorte!

 

 

Sobre o Autor

Mario Henrique, paulista, gosta de falar e informar sobre tudo na internet.




Pontuação: Não pontuado ainda


Comments

No comments posted.

Add Comment