Artigos sobre Educação

151: A superação individual com a participação da consciência
Com a ajuda dos elementos logosóficos, comecei a reestruturar a minha vida em suas diversas ordens, procurando debilitar e eliminar as crenças e os preconceitos, por serem nocivos ao desenvolvimento das faculdades mentais e sensíveis, o que prejudica a evolução. Comprovei, também, a influência negativa das dificiências psicológicas na minha vida e senti a necessidde de debillitá-las e, aos poucos, eliminá-las.
Com relação aos pensamentos, pude comprovar que eles são os agentes causais do nosso comportamento, e de acordo com a sua índole podem nos levar a praticar tanto o bem quanto o mal. Para eliminar da mente os pensamentos negativos, procuro fazer, com frequência, a sua seleção, procurando eliminar os negativos e os contrários aos meus propósitos de bem e de superação.

152: A influência dos pensamentos sobre a vida do ser humano
Os pensamentos são os agentes causais do nosso comportamento e de acordo com a sua índole podem nos levar a praticar tanto o bem quanto o mal. Eles devem ficar subordinados a nossa razão e atender ao que lhes determinamos, porque, geralmente, nos levam a fazer o que não queremos e impedem-nos de fazer o que nos propomos. É uma entidade autônoma que se procria e adquire vida na mente humana, de onde pode passar, depois,a outras mentes sem a menor dificuldade. É comum confundir o pensamento com a mente, com as faculdades e outras funções mentais, mas seria o mesmo que confundir o produto da máquina com o que ela produz.

153: A importância da renovação dos conceitos
Sempre existiu em mim o anelo de ser melhor e de ajudar aos semelhantes. Entretanto, com os meios de que dispunha, proporcionados pelas crenças de um modo geral e pela cultura vigente, apesar das várias tentativas, não consegui resultados satisfatórios. Não consegui, também, atender às aspirações do saber superior nem resolver os problemas da minha inteligência que sempre se manigfestam, levando-me a uma constante prostração mental, moral e espiritual.

Somente com a ajuda os elementos logosóficos tive condições de densenvolver as faculdades dos meus sistemas mental e sensível e principalmente da função de pensar, o que está me proporcionando condições de pensar por mim mesmo, de eliminar os preconceitos, as crenças e as ideias inculcadas.

154: A importância da renovação dos conceitos
Sempre existiu em mim o anelo de ser melhor e de ajudar aos semelhantes. Entretanto, com os meios de que dispunha, proporcionados pelas crenças de um modo geral e pela cultura vigente, apesar das várias tentativas, não consegui resultados satisfatórios. Não consegui, também, atender às aspirações do saber superior nem resolver os problemas da minha inteligência que sempre se manigfestam, levando-me a uma constante prostração mental, moral e espiritual.

Somente com a ajuda os elementos logosóficos tive condições de densenvolver as faculdades dos meus sistemas mental e sensível e principalmente da função de pensar, o que está me proporcionando condições de pensar por mim mesmo, de eliminar os preconceitos, as crenças e as ideias inculcadas.

155: RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD) NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR
O presente artigo tem por objetivo analisar a relação ensino-aprendizagem na educação à distância no contexto do ensino superior. Tendo em vista que a EaD constitui-se um importante recurso para as pessoas que necessitam obter uma graduação, mas não tem tempo para frequentar aulas presenciais por conta, principalmente, do trabalho, faz-se necessário que se analise como ocorre o ensino e a aprendizagem em cursos à distância. Numa pesquisa bibliográfica de cunho buscou-se compreender o contexto da relação de ensino e aprendizagem na educação à distância. Assim, foi evidenciado que não há déficits diretos na qualidade da aprendizagem quando o aluno realmente se dispõe a estudar – ainda que tenha tempo limitado para isso – e ausência do contato com o professor não se constitui um empecilho para a ocorrência da aprendizagem.

156: FORMAÇÃO DOCENTE: O PROFESSOR DE EJA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
O presente artigo tem por objetivo analisar a formação do professor de EJA no contexto da Educação Especial. Neste sentido buscou-se, através de pesquisa bibliográfica, conhecer como deve ser a formação docente para o trabalho com pessoas jovens e adultas com algum tipo de deficiência, bem como compreender como essa formação proporciona ao professor habilidades para o desempenho de suas funções com o referido público-alvo. A bibliografia aponta para a carência e a necessidade de formação docente específica para o trabalho com jovens e adultos com deficiência e que essa formação constitui-se um fator determinante para o bom andamento do processo de ensino-aprendizagem.

157: ADOLESCENTES GRÁVIDAS: OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS NO CONTEXTO ESCOLAR
RESUMO: O presente artigo é resultado de uma pesquisa qualitativa realizada em uma escola pública do município de Itapetinga – BA, junto aos professores às adolescentes grávidas do Ensino Médio. O objetivo dessa pesquisa foi identificar as situações enfrentadas pelas adolescentes numa gravidez precoce no contexto escolar, bem como as ações da escola no que diz respeito ao amparo e à provisão dos subsídios necessários para que as adolescentes continuem estudando apesar da gravidez precoce. Para alcançarmos os objetivos elencados foi utilizada como método para coleta de dados a observação e a entrevista semi-estruturada na tentativa de verificar como a gravidez se constitui um dilema e um desafio – ou não – dentro do contexto escolar, como também as implicações que uma gravidez precoce imprime à vida escolar dessas jovens. Esses métodos foram úteis para o delineamento da pesquisa e conclusão de que a escola não tem o suporte necessário para o acolhimento de adolescentes grávidas e nem conta com o auxílio profissional necessário para o amparo dessas garotas. Além de que foi possível constatar que a gravidez na adolescência constitui-se um fenômeno que causa inúmeras implicações às estudantes que vão desde o deslocamento das prioridades estabelecidas para suas vidas, afastamento do convívio com os colegas da escola devido à responsabilidade precoce até o abandono dos estudos pela ausência de auxílio para o enfrentamento da gravidez e, consequentemente, da nova vida que as adolescentes terão ao assumir a criação de um filho enquanto ainda são tão jovens.

158: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM (DA): ATUAÇÃO DO PROFESSOR PARA A MELHORIA DO APRENDIZADO DOS ALUNOS
O presente artigo aborda a temática das dificuldades de aprendizagem no que diz respeito à atuação do professor na tentativa de minimizá-las e de propiciar aos alunos a construção do conhecimento de modo significativo. As dificuldades de aprendizagem apresentam-se como fatores determinantes do baixo rendimento escolar de muitos educandos levando-os, muitas vezes, à evasão e a repetência por não conseguirem aprender significativamente e acompanhar o desenvolvimento da turma na abordagem dos conteúdos curriculares. Assim, essa pesquisa busca, na atuação docente, os subsídios necessários para a promoção do aprendizado de alunos que tem dificuldades no processo de construção do conhecimento escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e para o seu desenvolvimento fez-se um levantamento bibliográfico delimitando os principais lócus de disseminação do conhecimento, tais como revistas e livros especializados, periódicos e bancos de dissertações e teses. Assim foi encontrado, em diferentes referências bibliográficas, o devido respaldo para a análise de como pode o professor atuar de modo a promover a aprendizagem de alunos com dificuldade em aprender.

159: EDUCAÇÃO POPULAR: ANÁLISE DA PRÁTICA BRASILEIRA DURANTE A DÉCADA DE 1970
O presente artigo constitui-se um estudo acerca das relações paradoxais que existem entre escola e educação popular no Brasil na década de 1970, decorrente de pesquisa realizada para desenvolvimento da monografia para conclusão de graduação em Pedagogia. Ocorreu por meio de pesquisa bibliográfica onde foi investigada a literatura pedagógica no campo educacional para que essa fosse capaz de subsidiar a elaboração de um panorama histórico da educação popular nos anos 1970. Assim apresentam-se as concepções de escola de Louis Althusser e Antonio Gramsci e analisa-se a concepção e as características da educação popular tendo em vista o seu caráter libertador no que diz respeito à conscientização das camadas populares.

160: Como Aprender Francês na Rede
Retornamos nesta semana com este novo escrito. Está cada vez mais difícil conseguir uma vaga no mercado profissional. Há bastante concorrentes chegando a cada dia. Carregar dois ou mais idiomas no currículo é fundamental. Aprender uma outra língua às vezes parece um terror. contudo com um pouco de esforço e dedicação qualquer pessoa pode aprender. Vamos estudar hoje alguns passos que ajudarão você a aprender francês com maior comodidade. Pode até usar estas dicas para aprender outros idiomas, se preferir:


Página 16 de 25
[1]   [2]   [3]   [4]   [5]   [6]   [7]   [8]   [9]   [10]   [11]   [12]   [13]   [14]   [15]   [16]   [17]   [18]   [19]   [20]   [21]   [22]   [23]   [24]   [25]