Artigos sobre Viagens e Lazer

361: CIDADE DE VILA NOVA DE GAIA
Vila Nova de Gaia é uma cidade portuguesa no Distrito do Porto, Região Norte e subregião do Grande Porto. A cidade está localizada na margem esquerda da foz do rio Douro.

É sede de um município com 170,82 km² de subdividido em 24 freguesias. O município é limitado a norte pelo município do Porto, a nordeste por Gondomar, a sul por Santa Maria da Feira e Espinho e a oeste tem litoral no oceano Atlântico. Foi elevada a cidade a 28 de Junho de 1984.

362: CIDADE DE VILA DO CONDE
Vila do Conde é uma cidade portuguesa no Distrito do Porto, Região Norte e subregião do Grande Porto. É sede de um município com 149,31 km² de área e subdividido em 30 freguesias. O município é limitado a norte pelo município da Póvoa de Varzim, a leste por Vila Nova de Famalicão e Trofa, a sul pela Maia e por Matosinhos e a oeste tem litoral no oceano Atlântico.

Localizada na margem Norte da foz do rio Ave, Vila do Conde é um importante centro industrial, porto de pesca e zona balnear e turística, configurando um dos principais e mais procurados centros balneares do país. A cidade faz parte do mesmo aglomerado urbano que a Póvoa de Varzim.

363: CIDADE DE VALONGO
Valongo é uma cidade portuguesa no Distrito do Porto, Região Norte e subregião do Grande Porto.

É sede de um pequeno município com 72,99 km² de área e subdividido em 5 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Santo Tirso, a nordeste por Paços de Ferreira, a leste por Paredes, a sudoeste por Gondomar e a oeste pela Maia. O concelho foi criado em 1836, por desmembramento do concelho da Maia e após ter sido transferida a Câmara Municipal, que estava em Alfena (mais precisamente na Codiceira - centro da vila alfenense.

364: CIDADE DA TROFA
A Trofa é um concelho e cidade portuguesa pertencente ao Distrito do Porto, Região Norte e subregião do Ave, com cerca de 20 700 habitantes,na cidade e 38 000 o concelho.

É sede de um pequeno município com 71,73 km² de área e 37 581 habitantes (2006) [1], subdividido em 8 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Vila Nova de Famalicão, a leste por Santo Tirso, a sul pela Maia e a oeste por Vila do Conde.

365: CIDADE DE SANTO TIRSO
Santo Tirso é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito do Porto, Região Norte e subregião do Ave.

É sede de um município com 135,31 km² de área e subdividido em 24 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Vila Nova de Famalicão e de Guimarães, a nordeste por Vizela, a leste por Lousada, a sueste por Paços de Ferreira, a sul por Valongo, a sudoeste pela Maia e a oeste por Trofa. Outro importante pólo concelhio é Vila das Aves. Até 1834 constituiu o couto de Santo Tirso que era composto pelas freguesias de Santo Tirso, São Miguel do Couto e Santa Cristina do Couto.

366: CIDADE DO PORTO
O Porto é um município português de 41,66 km² de área onde residem 227 790 habitantes (2006) . É o centro de uma grande área metropolitana com 1,9 milhões de habitantes, contando com os municípios adjacentes que formam entre si um único aglomerado urbano contínuo.

A cidade do Porto é conhecida como a Capital do Norte ou a Cidade Invicta. É a cidade que deu o nome a Portugal – desde muito cedo (c. 200 a.C.) que se designava de Portus, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense, ou Portucale (Reino que deu o nome a Portugal). É portanto uma das cidades mais antigas e com um dos nomes mais antigos em todo o mundo.

367: CIDADE DE PAREDES
Paredes é uma cidade portuguesa no Distrito do Porto, região Norte e subregião do Tâmega. É sede de um município com 156,56 km² de área e subdividido em 24 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Paços de Ferreira, a leste por Lousada e por Penafiel, a sudoeste por Gondomar e a oeste por Valongo. O concelho foi criado em 1836, sucedendo, em grande parte, ao antigo concelho de Aguiar de Sousa.

368: CIDADE DE PAÇOS DE FERREIRA
Paços de Ferreira é uma cidade portuguesa no Distrito do Porto, região Norte e subregião do Tâmega.

É sede de um pequeno município com 72,65 km² de área e subdividido em 16 freguesias. O município é limitado a leste pelo município de Lousada, a sul por Paredes, a sudoeste por Valongo e a oeste e norte por Santo Tirso. Até ao liberalismo constituía o Couto de Paços de Ferreira. Tornou-se concelho em 1836, sucedendo ao Concelho de Sobrosa.

369: CIDADE DE PÓVOA DE VARZIM
Póvoa de Varzim (por vezes indevidamente chamada de Póvoa "do" Varzim) é uma cidade portuguesa do distrito do Porto, Região Norte e sub-região do Grande Porto. Está localizada numa planície costeira arenosa, que circunda o Cabo de Santo André, a meio caminho entre os rios Minho e Douro. O mar sempre teve primazia na sua economia e subsistência, primitivamente através do comércio marítimo, depois com a pesca. Graças aos seus extensos areais, tornou-se numa das principais áreas turísticas da região, principalmente de turismo balnear. A Póvoa de Varzim é ainda uma das poucas zonas de jogo autorizado em Portugal e possuiu industrias têxtil e alimentar significativas.

370: CIDADE DE MATOSINHOS
Matosinhos é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito do Porto, Região Norte e subregião do Grande Porto, com 45.703 habitantes (2001).É sede de um pequeno município com 62,30 km² de área e 169 261 habitantes (2008) [1], subdividido em 10 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Vila do Conde, a nordeste pela Maia, a sul pelo Porto e a oeste tem costa no oceano Atlântico.

No litoral da cidade situa-se o Porto de Leixões, o maior porto artificial de Portugal e principal porto marítimo da Área Metropolitana do Porto. Parte do aeroporto internacional do Porto abrange os limites municipais.


Página 37 de 43
[1]   [2]   [3]   [4]   [5]   [6]   [7]   [8]   [9]   [10]   [11]   [12]   [13]   [14]   [15]   [16]   [17]   [18]   [19]   [20]   [21]   [22]   [23]   [24]   [25]   [26]   [27]   [28]   [29]   [30]   [31]   [32]   [33]   [34]   [35]   [36]   [37]   [38]   [39]   [40]   [41]   [42]   [43]