Artigos sobre Viagens e Lazer

401: Cidade de Oliveira de Azeméis
Oliveira de Azeméis é uma cidade portuguesa, situada no Distrito de Aveiro, região Norte e NUTIII de Entre Douro e Vouga.

É sede de um município com 163,41 km² de área e subdividido em 19 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Arouca, a leste por Vale de Cambra e Sever do Vouga, a sul por Albergaria-a-Velha, a oeste por Estarreja e Ovar e a noroeste por Santa Maria da Feira e São João da Madeira.

402: Cidade de Murtosa
A Murtosa é uma vila portuguesa, situada no Distrito de Aveiro, região Centro e subregião do Baixo Vouga.

É sede de um pequeno município com 73,65 km² de área e subdividido em 4 freguesias. O município é dividido em dois pelo braço norte da ria de Aveiro. O território principal, onde se localiza a vila, é limitado a nordeste pelo município de Estarreja e a sul liga-se aos municípios de Albergaria-a-Velha e Aveiro através da ria de Aveiro, que também o rodeia a ocidente. O território secundário é limitado a norte, por terra, pelo município de Ovar e a sul pelo de Aveiro, e tem litoral na ria de Aveiro a leste e no oceano Atlântico a oeste. O concelho foi criado em 1926 por desmembramento de Estarreja.

403: Cidade de Mealhada
A Mealhada é uma cidade portuguesa. Pertence à Área Metropolitana de Coimbra e é o principal centro urbano da sub-região vinícola da Bairrada.

É sede de um município com 111,14 km² de área e subdividido por oito freguesias (Antes, Barcouço, Casal Comba, Luso, Mealhada, Pampilhosa, Vacariça e Ventosa do Bairro) o que traduz uma densidade populacional de 164,4 hab./km². O município é limitado a norte pelo município da Anadia, a leste por Mortágua, a sueste por Penacova, a sueste e sul por Coimbra e a oeste por Cantanhede. O concelho tem origem no antigo couto de Vacariça. Em 1836 foi criado o actual município.

404: Ílhavo
lhavo é uma cidade portuguesa, situada no Distrito de Aveiro, região Centro e subregião do Baixo Vouga.

É sede de um pequeno município com 75,05 km² de área e subdividido em 4 freguesias. O município é dividido em três por braços da Ria de Aveiro e é limitado a norte e nordeste pelo município de Aveiro (limite terrestre a noroeste e através da ria a norte) e a sul por Vagos.

O concelho recebeu foral de D. Dinis em 13 de Outubro de 1296, tendo sido elevado a cidade em 9 de Agosto de 1990.

405: CIDADE DE ESTARREJA
Estarreja é uma cidade portuguesa, situada no Distrito de Aveiro, Região Centro e subregião do Baixo Vouga.

É sede de um município com 108,11 km² de área e subdividido em 7 freguesias e a densidade populacional é de 247,4 habitantes/km². O município é limitado a norte pelo município de Ovar, a leste por Oliveira de Azeméis, a leste e a sul por Albergaria-a-Velha e a oeste por Murtosa. Foi elevada a cidade em 9 de Dezembro de 2004. A cidade é banhada pelo Rio Antuã, que delimita as freguesias de Beduído, pelo Sul, e de Salreu, pelo Norte.

406: CIDADE DE ESPINHO
Espinho é uma cidade portuguesa, situada no Distrito de Aveiro, região Norte e subregião do Grande Porto.

É sede de um pequeno município com 21,42 km² de área e subdividido em 5 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Vila Nova de Gaia, a leste por Santa Maria da Feira, a sul por Ovar e a oeste pelo Oceano Atlântico

407: CIDADE DE CASTELO DE PAIVA
Castelo de Paiva é uma vila portuguesa no Distrito de Aveiro, região Norte e subregião do Tâmega.
É sede de um município com 114,67 km² de área e subdividido em 9 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Penafiel e Marco de Canaveses, a leste por Cinfães, a leste e a sul por Arouca e a oeste por Gondomar.
O concelho designava-se Paiva até ao início do século XIX.

408: CIDADE DE AVEIRO
Aveiro, conhecida como a Veneza portuguesa e durante algum tempo chamada de Nova Bragança, é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Aveiro, na região Centro e pertencente à subregião do Baixo Vouga, com cerca de 55 291 habitantes.

Fica situada a cerca de 58 km a norte de Coimbra e a cerca de 68 km a sul do Porto, e é também a principal cidade da sub-região do Baixo Vouga com 398 467 habitantes, a sub-região mais populosa da região Centro e é também a segunda cidade mais populosa no Centro de Portugal, depois de Coimbra.

409: CIDADE DE AROUCA
Arouca é uma vila portuguesa no Distrito de Aveiro, região Norte e subregião do Entre Douro e Vouga.

É sede de um município com 327,99 km² de área e subdividido em 20 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Castelo de Paiva e Cinfães, a leste por Castro Daire, a leste e a sul por São Pedro do Sul, a sul por Vale de Cambra, a sudoeste por Oliveira de Azeméis e a noroeste por Santa Maria da Feira e por Gondomar.

410: CIDADE DE ANADIA
Anadia é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Aveiro, região Centro e subregião do Baixo Vouga.

É sede de um município com 217,13 km² de área e subdividido em 15 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Águeda, a leste por Mortágua, a sul pela Mealhada, a sul e oeste por Cantanhede e a noroeste por Oliveira do Bairro.

O concelho recebeu foral de D. Manuel I em 1514. O actual município foi criado em 1839 pela fusão de vários concelhos, tendo a vila sido elevada a cidade em 9 de Dezembro de 2004.


Página 41 de 43
[1]   [2]   [3]   [4]   [5]   [6]   [7]   [8]   [9]   [10]   [11]   [12]   [13]   [14]   [15]   [16]   [17]   [18]   [19]   [20]   [21]   [22]   [23]   [24]   [25]   [26]   [27]   [28]   [29]   [30]   [31]   [32]   [33]   [34]   [35]   [36]   [37]   [38]   [39]   [40]   [41]   [42]   [43]